O ritual da lição de casa: dicas para ajudar seu filho com tdah.
Fonte: Focus Tdah
A hora da tarefa de casa pode ser um problema para adultos e estudantes. Muitos jovens têm dificuldades para executar os exercícios em casa e, quando conseguem e entregam para o professor, este sequer tem noção do desafio que foi para completar a lição.
Muitos pais bem-intencionados assumem grande parte da tarefa por medo de que o filho sofra punições ou perca notas. Mas, você precisa lembrar que faz parte do trabalho deles se engajarem com os exercícios e completar as lições. É uma relação importante para o jovem.1
Para alcançar este grau de autonomia, os pais devem buscar um equilíbrio entre regras e flexibilidade, alcançando comportamentos produtivos e responsáveis por parte do filho.
Estudantes são empoderados pelos adultos, que devem ajudar os jovens a descobrirem seus próprios métodos e sucessos em pequenos e contínuos passos.
Se o seu filho está tendo problemas na hora de fazer as tarefas, reveja o básico do que chamamos de ritual do tema de casa.2 Deixe as regras bem claras para todos, inclusive para si mesmo. Se possível, ilustre-as no ambiente de estudo.
A melhor abordagem é testar diferentes modelos até encontrar um sistema que funcione para todos – a partir daí, tornar isso um hábito.
Mas, esta descoberta é complicada. Você precisará experimentar muito, usando criatividade e paciência. A sua conquista e a de seu filho, portanto, exigirá um pouco de tempo.
Como funciona na sua casa
A hora da lição deve começar todos os dias, no mesmo horário.
Você precisa criar um local específico, com o mínimo de distrações e o máximo de organização.
Não caia na ideia de que seu filho será capaz de prestar mais atenção se a televisão estiver ligada. Desligue os aparelhos eletrônicos à exceção de músicas de fundo, que podem ajudar alguns jovens, principalmente com tarefas rotineiras.
Este local de estudo será quase que sagrado, separado exclusivamente para a tarefa de casa. Os materiais da escola devem ficar lá, arrumados e sempre no mesmo lugar.2
Como funciona na escola
Seu papel principal é alinhar, com o professor, tarefas que se ajustem às capacidades do seu filho. Sua função é garantir que o estudante seja capaz de ser bem-sucedido nos exercícios, encontrando um equilíbrio entre o que a escola exige e o que seu filho pode fazer. Você será um mediador.3
A hora da lição de casa pode afetar tanto a motivação do seu filho em aprender quanto sua relação com ele. Muitos pais precisam de treinamento para desenvolver a rotina de estudo diária. Não hesite em buscar os pedagogos e psicólogos da escola para que vocês possam, juntos, criar um sistema de excelência, que funcione para todos.
Como funciona entre você e seu filho
Todas os dias, sente com seu filho e veja as lições e os trabalhos pendentes para o dia e para a semana. Discuta os materiais que precisam ser comprados e os conteúdos abordados. Tracem, juntos, um plano de ataque. Execute-o assim que chegarem a um planejamento ideal.
Lembre-se que “ideal” é apenas uma palavra. Redefina seu conceito de “perfeição”. Ajude seu filho a traçar objetivos razoáveis para que ambos fiquem felizes. Ao final de cada conquista, recompense o progresso e examine novos níveis de exercícios. Seu filho estará evoluindo e você precisa celebrar e aumentar o grau de desafio.
Ria muito e seja positivo. O reforço positivo é uma das formas mais eficientes de motivar estudantes com TDAH. Evite linguagem negativa e sempre faça questões abertas, subjetivas, que engajem o jovem em respostas complexas.4
Seja realista: a maioria esmagadora dos estudantes não gosta de fazer as tarefas de casa. Não os julgue por isso.
Concluindo:
O debate sobre a necessidade de lições de casa prossegue e não há um consenso sobre a importância deste exercício diário, principalmente em fases iniciais. De toda forma, há três argumentos favoráveis à prática que você precisa levar em conta:
Primeiramente, o envolvimento da família na educação tem efeitos muito positivos sobre a performance da criança na escola. O momento da tarefa de casa é a oportunidade das famílias se envolverem neste processo e ajudarem seus filhos a aprenderem não apenas os conteúdos, mas também a perceberem dificuldades e conquistas pessoais.
Em segundo lugar, a qualidade da relação entre família e escola é fundamental para o sucesso do jovem. A lição de casa é uma oportunidade para que pais e professores se conectem uns com os outros.
Por último, quando os alunos passam do ensino médio para a faculdade, eles precisarão ter bons hábitos de estudos estabelecidos, para que possam trabalhar de forma autônoma. A lição de casa é o melhor momento para desenvolver capacidades de estudo independentes.